Que exercícios façam bem a saúde ninguém mais duvida, exercitar-se pode aumentar em até 5 anos a expectativa de vida dos 50+.
Pesquisaram 5.700 noruegueses com idade de 68 a 77 anos,durante 12 anos.Aqueles que praticavam pelo menos 3 horas de atividades físicas semanais viveram 5 anos mais do que aqueles do grupo sedentário.Não é pouco!
É isso: basta ½ hora de atividades seis dias por semana e o risco de morte cai 40%.Então mãos a obra!
Mas que exercício fazer?A recomendação são exercícios de movimentos naturais,moderados,sem auto-pressão.Como exemplo,pode ser cuidar ativamente de seu jardim,todos os dias;ou então tornar-se jardineiro da praça mais próxima de voce.O importante é sair já de sua zona de conforto,de seu amado sofá,porquê o verdadeiro criminoso é o sedentarismo que vai reduzindo a capacidade de bombeamento de sua maravilhosa maquina vital: o coração.Vamos anima-lo já.Até boas aulas de dança de salão podem ativa-lo de forma adequada,além de serem divertidas.Mas lembre-se, tudo começa com uma atitude decidida: sua atitude perante sua zona de conforto que está continuamente lhe traindo,todos os dias um pouco.
Aqui no Brasil,segundo o Ministério da Saude,48.7% da população não é suficientemente ativa.Este percentual deveria cair para 10% até 2025,afim de reduzir significativamente pesados custos de saúde para todos nós.
Especificamente o sedentarismo é responsável direto por 21% dos tumores malignos de mama e cólon;27% dos registros de diabetes;30% das doenças cardíacas.Trata-se portanto de um verdadeiro matador.
Assustou?Então comece já.Vá mudando seus hábitos nefastos de imobilidade.Até subir escadas adianta.Mexa-se,nem que seja um pouco a cada dia,assim você vai ganhar muitos mais dias de vida.É bom não é?
A tal da zona de conforto, mata!
Dr Ricardo Altivo
Geriatra