Os mais recentes gênios da arquitetura continuam a criar obras-primas que
nos deixam orgulhosos de vivermos no século 21! É uma construção mais deslumbrante que a outra, e você pode até se perguntar como essas maravilhas foram feitas, ou qual foi a inspiração desses profissionais surpreendentes para criar tamanha beleza! Aprecie essas obras arquitetônicas exóticas e compartilhe com seus amigos e familiares!
Cybertecture Egg – Mumbai, Índia
Projetado pela empresa James Law Cybertecture International, esse é a primeira construção em forma de ovo e conta com 13 andares para serem divididos entre moradias e escritórios. O conceito dos designers dessa obra arquitetônica era fazer algo surpreendente, jamais visto antes, porque eles queriam que, neste século 21, os edifícios fossem bem diferentes do século 20! Em vez de muito concreto, aço e vidro, eles incorporaram tecnologia, multimídia, inteligência e interatividade.
Bullring – Birmingham, Reino Unido
Esse edifício é considerado a maior área comercial de Birmingham. Dois shoppings foram construídos na área, um em 1960 e outro em 2003, que é o chamado ”Anel do Touro”, tradução oficial do nome em inglês Bull Ring.
BMW Welt – Munique, Alemanha
Esse edifício belíssimo é o centro de exibição da BMW, usado para encontros e eventos e também é o local onde os compradores buscam seus veículos. Está localizado próximo à sede da BMW e do Parque Olímpico. Essa obra arquitetônica tem 28 metros de altura e foi projetada por cinco arquitetos: Wolf D. Prix, Paul Kath, Mona Marbach, Waltraut Hohenender e Tom Wiscombe.
Centro de Convenções da Fundação ASK – Universidade de Mumbai, Índia
Este é o maior Centro de Convenções da Índia, com capacidade para 5.500 poltronas. Construído em uma área de 5 hectares, o projeto contou com a doação do empresário bilionário Asit Kotecha para a sua realização.
The Sage – Gateshead, Inglaterra
O Sage Gatshead teve a sua construção finalizada em 2004, com um custo de 70 milhões de libras esterlinas. É um lugar fantástico onde acontecem concertos, shows e eventos de educação musical!
Museu de Ciências Universum – Bremen, Alemanha
Esse museu de Ciências foi inaugurado no ano 2000 e está localizado próximo a Universidade de Bremen. Está situado em uma área de 4 mil m² e foi projetado pelo arquiteto Thomas Klumpp. No edifício foram usados 40 mil escalas de aço inoxidável, assemelhando-se no resultado final a uma baleia ou mexilhão.
The Gherkin, Londres, Reino Unido
Essa maravilhosa obra arquitetônica é um fabuloso arranha-céu nas ruas de Londres. O centro comercial financeiro foi concluído em dezembro de 2003 e inaugurado em abril de 2004. Possui 41 andares, 180 metros de altura e fica nas antigas instalações do Baltic Exchange e Chamber of Shipping, que foram amplamente danificados em 1992 pela explosão de uma bomba colocada pelo Exército Replublicano Interino Irlandês na St. Mary Axe, a rua pela qual a torre leva seu nome. O edifício tornou-se um símbolo icônico de Londres e é um dos exemplos mais reconhecidos da cidade da arquitetura contemporânea.
Teatro Nacional, Pequim, China
Esse edifício esplendoroso é um centro de arte e uma Casa de Ópera. Trata-se de uma cúpula em forma elipsoide feita de titânio e vidro, podendo acomodar até 5.452 pessoas em três salas em uma área com quase 2 mil m². Foi projetado pelo arquiteto francês Paul Andreu e inaugurado em 2007.
Le Palais Bulles – Cannes, França
Criado pelo renomado arquiteto Antti Lovag, essa obra prima pertence ao legendário design Pierre Cardin e é famosa pelas festas, festivais e grande eventos nela realizados. Construída em 1989 e localizada a 10 quilômetros de Cannes, essa casa tem uma vista incrível para o mar Mediterrâneo e das falésias vermelhas.
Auditório de Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha
Projetado pelo arquiteto Santiago Calatrava Valls, essa obra arquitetônica expressionista foi concluída em 2003 e inaugurada com a presença do príncipe das Astúrias, Felipe de Borbón. O edifício está localizado em uma área total de 23 mil m², e o auditório representa 6.471 m² dividido em duas partes.
Catedral Nacional, Brasília, Brasil
Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, essa catedral católica romana foi inaugurada em 1970. Foi construída a partir de 16 colunas de concreto que pesam 90 toneladas cada. O batistério em forma de ovo teve em suas paredes pintadas em 1977 por Athos Bulcão e o campanário possui quatro sinos doados pelos espanhóis.
Projeto Éden, Reino Unido
Essa obra arquitetônica inclui a maior estufa do mundo na cidade de Cornualha, no Reino Unido. O complexo abriga espécies vegetais de todo o mundo. As cúpulas são compostas por centenas de células hexagonais e pentagonais infladas, e o plástico é apoiado por estruturas de aço. A primeira cúpula simula um ambiente tropical, e a segunda, um ambiente mediterrâneo.
Biblioteca Nacional, Mink, Bielorrússia
Essa maravilhosa obra arquitetônica foi fundada em 15 de Setembro de 1922 e passou por reformas em 2006 e é a maior do país. Conta com 8,6 milhões de livros, e o atual diretor é Roman Motulski. O edifício está a uma altura de 72 metros e compreende no total 22 andares. A parte que foi reformada foi projetada pelos arquitetos Mihail Vinogradov e Viktor Kramarenko.
Grande Mesquita em Djenne, Máli
A Grande Mesquita é considerada por muitos arquitetos como a maior realização do estilo Sudano-Saheliano, embora tenha muitas influências islâmicas. Esse projeto foi declarado como patrimônio mundial da UNESCO em 1988. Sua construção foi concluída no ano de 1280 por Koy Konboro, e foi posteriormente reconstruída em 1906.
Fonte/ www.tudoporemail.com.br
Capa/http-//holidayexpresstravel.in
Dubai: Obra -prima da Arquitetura Moderna. Impossível negar que a criatividade e a ousadia estiveram e continuam presentes nos principais projetos arquitetônicos de Dubai.
Club50mais