Onde deixei as chaves? E os óculos? Como é mesmo o nome do novo vizinho? A Dra. Anne Fabiny, chefe de geriatria no Cambridge Health Alliance e professora na Faculdade de Medicina de Harvard, diz que “a maioria das pessoas ficam um pouco mais esquecidas com o envelhecimento, mas existem algumas coisas simples que você pode fazer para evitar deslizamentos de memória e ajudar o seu cérebro a aprender e lembrar melhor”.
Entre as dicas da Dra. Anne:
– Certifique-se de estabelecer e seguir rotinas. Sempre deixe suas chaves, vidros e telefone no mesmo lugar todos os dias.
– Preste atenção ao que você está fazendo para que o seu cérebro possa criar uma memória duradoura.
– Não tente fazer muita coisa ao mesmo tempo. Embora algumas pessoas pensem que a multitarefa é valiosa, isso também pode atrapalhar a concentração. Além disso, evitar ambientes que distraiam ou muito ruidosos. Dessa forma, você pode se concentrar em sua tarefa.
-Durma o suficiente, isso vai reduzir o stress, e verifique com o seu médico se algum dos seus medicamentos afetam a memória.
Embora muitas pessoas possam pensar que pequenos deslizes de memória são um sinal de demência, a médica diz que não é o caso. A pesquisa mostra que a capacidade de aprender novas informações e recuperá-las pode cair depois dos 50.
Mas o esquecimento pode ser um problema sério, se ele está começando a interferir com as tarefas diárias e rotinas, como o gerenciamento de sua saúde e finanças.
Seus hábitos diários e estilo de vida – o que você come e bebe e como se exercita – estão ressaltados na pesquisa. Ela indica que o exercício regular e uma dieta saudável podem ajudar a proteger a sua memória de declínio associado ao envelhecimento.
Alguns exercícios moderados incluem caminhada, andar de bicicleta ergométrica, aeróbica aquática. Atividades mais extenuantes: corrida, de alto impacto dança aeróbica, dança quadrado, e tênis.
Os especialistas de Harvard dizem que o exercício ajuda a memória, reduzindo o risco de desenvolvimento de várias condições potencialmente “ladras de memória”, como pressão arterial elevada, diabetes e acidente vascular cerebral. Exercício é bom para os pulmões, e as pessoas que têm boa função pulmonar enviam mais oxigênio para o cérebro.
Aqui estão algumas maneiras de acrescentar a atividade física à sua rotina diária:
– Caminhe em vez de dirigir.
– Separe um tempo todos os dias para o exercício. Para a motivação extra, pergunte ao seu cônjuge ou um amigo para acompanhá-lo.
– Use as escadas em vez do elevador.
– Matricule-se em aulas de ginástica ou academias.
– Nade regularmente, se você tem acesso a uma piscina ou praia.
-Você também deve se alimentar de produtos que beneficiam a memória. Dietas de tipo mediterrânico destacando grãos integrais, frutas, vegetais e gorduras saudáveis a partir de peixe, nozes e óleos saudáveis. Os especialistas de Harvard dizem que este estilo de comer ajuda a promover a saúde do coração e pode também diminuir o risco de problemas de memória e de raciocínio mais tarde. E alimentos vegetais estão repletos de vitaminas, minerais e outros nutrientes que podem proteger contra a deterioração relacionada à idade em todo o corpo.
P.S. Imprima estas sugestões e não vai esquecer mais nada.
Fonte: thirdage.comChristian Parente
Foto Christian Parente
http-//www.farbe.com.br
Club50mais