O Centro de Estudos da Ansiedade do Mindlab Internacional afirma que
30% da população dos USA em idade de 18 a 54 anos é afetada por desordens decorrentes da ansiedade.
No sistema educacional a coisa piora: cerca da 41% dos estudantes e dos professores também tem constantes problemas de ansiedade.
Pessoas com ansiedade tem de 3 a 5 vezes mais probabilidades de necessitar de médicos e medicações específicas e 6 vezes mais possibilidades de serem hospitalizados,o que representa um custo alto para saúde pública,além da perda de produtividade e qualidade de vida.
Mas porque esta escalada da ansiedade nestes tempos?
Na área estudantil o sistema adotado pela educação formal tornou-se uma industria de exames nos quais estudantes são continuamente comparados com padrões, estados e vivem com a sensação de nunca estarem verdadeiramente preparados.
Na vida profissional,a competição aguda é tonal em todas atividades.Não existe mais estabilidade em canto algum. Os trabalhos estão cada vez mais em regime temporário, gerando sentimentos de precariedade de funções. As identidades profissionais estão em constante mutação, por causa da rapidíssima evolução da tecnologia, que em si é difícil de acompanhar. O desempenho do seres humanos são cada dia mais desafiados e comparados por robôs de alta eficiência e por inteligência artificial, assim sentem-se avaliados o tempo todo, por todos os lados.
No campo ético os valores que ancoravam nossa sociedade parecem estar se desfazendo e sem substituição no horizonte. No campo político a representatividade tornou-se uma ficção corrompida.
O excesso de escolhas possíveis no mundo do consumo também ativa inseguranças nas decisões. Tudo somado gera baixas na auto-estima.
Indicadores confiáveis mostram que 65% dos americanos tomam medicação contra ansiedade e 43% equalizadores contra tensão ou stress.
Em função desses fatos, há no mundo uma verdadeira indústria do relaxamento em expansão continua. Tudo para tratar da ansiedade:-meditação, yoga, massagens de todo tipo, abordagens holísticas. Muitas delas oferecem resultados momentâneos, que nem sempre se concretizam.
Pesquisas cientificas estão confirmando um caminho que pode aperfeiçoar o tratamento da ansiedade: é a terapia pela musica que tem avançado muito no Reino Unido, onde uma equipe liderada pelo Dr Prof David Lewis-Hodgson afirma ter formulado músicas compostas de sons que geram ondas perfeitas para induzir o relaxamento nos ansiosos,com resultados surpreendentes.O nome da música proposta é Weightless e foi criada pelo grupo Marconi Union sob orientação cientifica do Dr Hodgson. Vale a pena ouvi-la, no Youtube.
Olivier Perroy
wp-content/uploads/CDC-opioid-guidelines
wp-content/uploads
Club50mais