A festa mais popular de Veneza é o Carnaval cuja tradição remonta, possivelmente, ao século XI quando Veneza começava a dominar marítimamente importantes posições do mar Mediterraneo.
Oficialmente se declarou existente como festividade suprema durante o século XIII. Sem dúvida até o século XVIII quando o Carnaval de Veneza alcança seu ponto máximo. Recebiam viajantes e aristocratas de toda Europa, em busca de diversão e prazer
Com a decadência de Veneza como poder mercante e militar, o carnaval empalideceu até quase desaparecer. Se recuperou algo de sua festividade no final do século XX, quando a cidade se vê aprumada por milhares de turistas, mesmo sabendo que as grandes noites de diversão desenfreada ficaram para tráz. O Carnaval de Veneza se caracteriza porque seus participantes usam elaboradas máscaras para cobrir seus rostos. Veneza teve um desenvolvimento magnífico na arte. É uma das cidades com grandes belezas arquitetônicas.
Em Veneza, por volta do século XVIII, o uso de máscaras virou um hábito diário para homens e mulheres. Foi preciso uma lei para impedir as máscaras na rua, que cobriam os olhos e o nariz. Depois disso os venezianos passaram a usá-las apenas no carnaval, que durava um mês. Esse era o momento de transgressão – os mascarados festejavam e bebiam intensamente. Com capas e máscaras, ninguém podia dizer quem era quem, nem distinguir o sexo e a posição sexual das pessoas.
As Máscaras de Veneza tomaram importância ao longo do tempo, seu grande esplendor colorido caracterizam este grande Carnaval que se celebra a partir do mês de fevereiro.
Taringa Máscaras Venezianas
Club50mais