Nutricionista carioca sugere plano para casais em livro que inclui mais de 130 receitas. Iansã, a orixá das tempestades, gosta de acarajé – bolinhos de feijão
fradinho recheados com camarão seco. Já Nanã, rainha das águas doces, tem preferência pelo efó, receita preparada com uma folha chamada língua-de-vaca. Pratos rituais das religiões afro-brasileiras, eles não encantam só os deuses, mas são uma marca registrada da gastronomia baiana. Camarão seco, azeite de dendê, leite de coco e muita pimenta são os ingredientes básicos dessa culinária. Os alimentos são servidos durante festas acompanhadas de rezas e cantos. Depois que o orixá recebe a oferenda e enche de “axé” (que significa energia) a comida, ela é distribuída para todos os participantes. Veja abaixo alguns desses pratos:
Acarajé – “Acara” significa bola de fogo, em um dialeto africano. “Jê” quer dizer comer. É feito com feijão-fradinho quebrado em pedaços grandes, colocado de molho na água para soltar a casca e novamente moído para formar uma massa fina. A essa massa acrescenta-se cebola ralada e um pouco de sal. A massa é frita em imersão no azeite-de-dendê e recheada com camarão seco e muita pimenta.
Abará – É o irmão mais leve do acarajé. Os dois são feitos de feijão fradinho, mas o abará não é frito, é cozido em banho-maria ou no vapor. Quando preparado para o ritual do candomblé, coloca-se pó de camarão no abará. Na culinária baiana usam-se camarões secos, previamente escaldados para tirar o sal. A massa é servida envolta em pedaços de folha de bananeira, como o acaçá.
Acaçá – Feito com milho branco ou vermelho, que fica de molho de um dia para o outro, e depois é moído para fazer uma massa que será cozida em uma panela com água. Em seguida, a massa é embrulhada em pequenas porções com folha de bananeira.
Camarão de Iemanjá – Servido a Iemanjá, rainha do mar, esse prato é feito com camarão seco e ralado, temperado com cebola, coentro, azeite-de-dendê e leite de coco puro. Os ingredientes são cozidos e depois misturados a uma dúzia de ovos batidos. A finalização é feita em panela tampada ou no forno, até que a massa termine de cozinhar.
Caruru – Esse prato leva quiabo, cebola ralada, pó de camarão, sal, azeite de dendê, castanha-de-caju torrada e moída e amendoim torrado sem casca e moído. Os ingredientes são refogados com azeite de dendê e depois cozidos com água. Serve-se em uma gamela, acompanhado de arroz branco. Costuma ser oferecido a Xangô, senhor dos raios.
Cuscuz de Milho – Receita geralmente oferecida a Oxalá, orixá associado à criação do mundo. Para esse prato, rala-se um coco e tira-se o leite grosso. Esse leite de coco puro é misturado ao fubá de milho e à farinha de mandioca, formando uma massa. Temperada com sal ou açúcar, a mistura é levada a uma cuscuzeira, onde é cozida no vapor e depois servida com mais leite de co
Efó – Costuma ser preparada com uma folha conhecida como língua-de-vaca ou com a folha da mostarda. Como outros pratos rituais, leva camarão seco e descascado, pimenta-malagueta em pó, além de alho, cebola e coentro. As folhas são cozidas com azeite de dendê e depois escorridas. O acompanhamento dessa receita também é arroz branco.
Farofa de Azeite-de-Dendê – Uma das comidas preferidas de Exu, divindade que gosta de comidas acompanhadas de pinga com mel ou batida de coco. A farofa é feita em frigideira com azeite-de-dendê e uma boa porção de cebola ralada ou picada. Adiciona-se farinha de mandioca torrada. Opcionalmente, podem ser acrescentados camarões secos.
Vatapá – É oferecido principalmente a Ogum, senhor dos metais. Feito com leite de coco, camarão seco, azeite de dendê, amendoim ou castanhas torradas, postas de peixes e pão amolecido em água. Tudo isso é cozido e resulta em uma massa de consistência firme. É servido com angu de arroz, preparado com farinha de arroz e leite de coco.
Xinxim de galinha – Comida de Oxum, orixá da prosperidade e da beleza. Prepara-se com galinha temperada com sal, alho e limão e com uma massa refogada de azeite-de-dendê, cebola, alho, camarão seco e amendoim torrado. Serve-se com farofa de azeite-de-dendê. Aproveite!
http-//www.nordestebrasileiro.com.br
Abara http-//www.curtosim.com.br
abrilmdemulher.acacá files.wordpress.com
http-//www.receitadevovo.com.br
http-//4.bp.blogspot.com
www.google.com.br
http-//2.bp.blogspot.com
www.avitrinedosabor.com.br
vitrinedorango.files.wordpress.com
http-//www.benditacocina.com
Capa:http-//besttrade.net.br
Club50mais