Apoiados em imunoterapías e engenharia genética os médicos já falam com segurança em curas para vários tipos de câncer.“Nós estamos transformando o câncer como doença letal para tornar-se doença curável” diz o Dr Michael Atkins,diretor do Centro Oncológico Lombardi de Georgetown. Ao despertar o sistema imunológico do paciente para;ao produzir também células geneticamente modificadas para atacar tumores com precisão, a ciência médica definiu novas armas de alta precisão, seguras e comprovadas para o combate efetivo contra o câncer. Por isso já dá para dizer que cientistas e médicos estão vencendo esta guerra.
Casos fatais decresceram 23% desde 1991,segundo a Associação Americana do Câncer. Hoje pessoas com câncer ósseo sobrevivem por muito tempo,quando há apenas 10 anos sua expectativa de vida não ultrapassaría 3 anos.A sobrevida de 5 anos para o câncer de mama hoje ultrapassa 90% dos casos,quando em 1975 não chegava a 75%.E quase miraculosamente,pessoas com melanoma graves ficam curadas definitivamente curadas,enquanto até bem pouco tempo teriam morrido em apenas meses.
“Estou vivendo um momento de total confiança nessas novas curas. Sempre sonhei viver este cenário nos meus 30 anos de medicina” disse Dr Louis Weimer do Centro Oncológico Lombardi de Washington DC.”Poder dizer a um paciente : sim você terá cura pois já temos terapias efetivas para isto,você vai poder viver por muito mais tempo;vai até poder ver seus netos crescerem”.
Os grandes avanços contra o câncer são:
IMUNOTERAPIAS
O nosso sistema imunológico é continuamente atacado por vírus, bactérias e rotineiramente produz anticorpos que extinguem os atacantes. O problema com o câncer é que ele engana este sistema ao não se deixar identificar por ele, que em consequência não reage defendendo-se apropriadamente.Pesquisadores geniais criaram novos anticorpos, chamados monoclonais, projetados especificamente para matar as células cancerígenas a nível celular.Estes tais monoclonais provaram-se fantasticamente efetivos contra vários tipos de câncer,entre eles,nos pulmões,nas mamas e também em linfomas.Um deles,produzido pelo homem, o Heceptin, mudou o cenário no tratamento do HER2, um câncer de mama especialmente agressivo, que tratado prematuramente com este medicamento não preocupa mais.No ano passado o ex-presidente Jimmy Carter foi diagnosticado com um grave melanoma metastático, que em seguida foi totalmente vencido por inibidores dedicados geneticamente, fato que foi considerado uma grande vitória da ciência.Esses inibidores funcionam bloqueando os sinais com os quais as células cancerígenas enganam nosso sistema imunológico.Grande gol!
“São medicamentos que permitem a identificação precisa e individual das células cancerígenas, tornando-as alvos muito bem definidos a assim podem ser atingidos pelos novos medicamentos”
Mesmo que o tratamento seja interrompido, o sistema imunológico do paciente nunca mais será enganado. É uma vitória prodigiosa que animou muito a comunidade científica em todo o mundo.
Hoje as práticas oncológicas, graças a novas terapias imunológicas estão sofrendo uma verdadeira revolução.Aquelas praticadas há apenas alguns anos,tornaram-se definitivamente superadas,até obsoletas.
TERAPIAS POR GENES MODIFICADOS
Uma das grandes descobertas no tratamento oncológico foi que os tumores malignos tem sua própria impressão digital,o que agora é perfeitamente identificável. Estas informações permitem conhecer as mutações genéticas que se produzem dentro das células cancerígenas e assim determinar com precisão como e com quais medicações especificas,quase sob medida, deverão ser tratados. A introdução desses medicamentos genéticos sinalizam uma nova era no tratamento de leucemia e linfomas,que vinham matando 56.000 pessoas todos os anos nos USA.
Antes de 2001 pacientes com leucemia melóide crônica só sobreviveriam de 3 a 5 anos.Hoje com terapias geneticamente dedicadas podem viver mais 15 anos, pelo menos.O câncer mais letal, aquele dos pulmões, com os novos e revolucionários tratamentos continuados, tornou-se absolutamente controlado e pode definitivamente ser curado.
COMBINAÇÕES PODEROSAS
Contra alguns tipos de câncer a combinação destas novas terapias tem apresentado resultados surpreendentes .Prof.Dr.Vincent Rkajumar, hematologista oncológico da Clínica Mayo de Rochester, conta que medicações avançadas conseguem bloquear o suprimento de sangue para os tumores malígnos que assim tornam-se inativos;ao mesmo tempo moléculas geneticamente modificadas localizam-se na superfície das células cancerígenas impedindo seu progresso ao mesmo tempo que anticorpos artificiais turbinam o sistema imunológico do paciente.
O desenvolvimento da tomosíntese permite diagnósticos de alta precisão no câncer de mama que possibilitam a indicação pontual destas novas terapias com incrível eficiência.
Os resultados alcançados, graças aos novos desenvolvimentos científicos nesta área da medicina permitem propor: VAMOS COMEMORAR?
Club50mais
http-//saudepravida.com.br
http-//images-cdn.impresa.pt
http-//www.yeniasya.com.tr
Capa:scienceofpd.files.wordpress.com