Nós temos muitos hábitos e tomamos muitas atitudes… que aceleram o processo de envelhecimento, levando nosso cérebro a parecer, ficar e se sentir mais velho. Vamos conhecer alguns desses problemas e comportamentos que danificam nosso cérebro, acelerando seu envelhecimento, e assim, tirando alguns (ou muitos) anos de nossas vidas…
– TOXINAS: Uso de drogas ilegais, uso de certas drogas legais (calmantes, analgésicos em excesso, etc), cigarro, álcool (mais que alguns copos/semana), toxinas ambientais (pesticidas, inseticidas, fungos, etc), radiação (raio X, certas ondas eletromagnéticas, etc).
– RADICAIS LIVRES: assim como a ferrugem ataca os metais, os radicais livres atacam as células e danificam o DNA, acelerando o envelhecimento e encurtando sua vida. No dia-a-dia, eles são produzidos como “lixo” pelas células e devem ser neutralizados. Mas existem condições que aumentam muito o nível dele no nosso organismo. Ex: cigarro, inflamações, exposição excessiva ao sol, consumo de gordura trans, de carnes muito tostadas, de alimentos com muitos aditivos artificiais, stress, entre outros.
– PROBLEMAS DE SAÚDE: os problemas que forem surgindo devem ser tratados de pronto, para que não causem danos cerebrais irreversíveis. Ex: diabete, hipertensão arterial, doenças cardíacas, apneia do sono, insônia, alergias, problemas estomacais ou intestinais, níveis alterados de Hormônios da Tireoide, níveis baixos de Vitamina D, níveis aumentados de Ferro, etc.
– PROBLEMAS DE SAÚDE MENTAL: depressão, ansiedade, impulsividade excessiva, transtornos do humor, bipolaridade, etc.
– DIETA INADEQUADA: a vida moderna trouxe mudanças de hábitos também na nossa alimentação. Comer fora de casa, com tempo escasso, e a oferta a cada dia de inúmeros alimentos artificiais ou processados, é um empecilho à alimentação saudável. Ingerir açúcar, calorias em excesso, gorduras trans , muito sal, beber pouco líquido (menos que 2 litros/dia), vão produzindo danos silenciosos ao nosso cérebro .
– OBESIDADE ou EXCESSO DE PESO: você sabia que a medida que seu peso aumenta seu cérebro diminui ? São dados comprovados cientificamente…
– FALTA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS: o sedentarismo vai “emperrando” nossas articulações, diminuindo nossos músculos e também diminuindo nossa atividade cerebral.
– FALTA DE ESTÍMULOS CEREBRAIS: a inatividade, a ausência de novos aprendizados, diminui a reorganização de nossos neurônios, vai destruindo as “pontes” que fazemos entre eles durante toda a vida, diminui a reposição de neurônios mortos, afetando nossa memória e nossa capacidade intelectual como um todo.
– FALTA DE APOIO POSITIVO: a convivência com familiares e amigos pouco saudáveis nos faz mal. As pessoas com as quais convivemos tem grande importância. Elas tem poder de influência, e se você convive com pessoas pouco saudáveis, tem uma probabilidade muito maior de adquirir os hábitos delas, que são prejudiciais ao cérebro. Não significa que você deve se livrar de todos os amigos e familiares que têm hábitos não-saudáveis, mas sim limitar o tempo que passa com eles e procurar formar um novo grupo de convivência, mais saudável, como alternativa e apoio para viver mais…
SE LIGA : SE VOCÊ QUER VIVER POR MUITO TEMPO, E BEM, EVITE TUDO ISTO O MÁXIMO POSSÍVEL.
PODE SER DIFÍCIL NO COMEÇO, MAS COM FORÇA DE VONTADE, VOCÊ CONSEGUIRÁ !
Luciana…