O transtorno neurológico conhecido como Síndrome das Pernas Inquietas (SPI)
atinge cerca de 5% da população mundial e quando somente idosos são incluídos na lista, esse número aumenta para 10%. Quando a SPI é um sintoma de outro problema médico, o tratamento dessa condição ajudará a esclarecer a raiz da causa. Além disso, esta enfermidade também pode ser um efeito colateral de certos medicamentos. No entanto, a causa desta condição nem sempre é clara. Felizmente, há uma série de tratamentos para SPI e alguns deles podem ser vistos a seguir.
- Atividades físicas e relaxamento
Faça algum exercício moderado todos os dias. Uma caminhada rápida de 30 minutos faz bem às pernas e também é bom para sua saúde geral. Alongamentos para as pernas também podem ser particularmente úteis para esta condição.
O estresse e a tensão muscular também podem desencadear sintomas de SPI, então tente relaxar antes de ir para a cama. Meditação, ioga e tai chi são ótimas maneiras de relaxar o corpo e a mente para reduzir a tensão.
2. Compressas fria e quente
Um remédio caseiro para SPI é a aplicação de bolsas quentes e frias nos músculos. Algumas pessoas acham que a alternância entre calor e frio diminui a dor e estresse muscular associados à condição. Você também pode relaxar os músculos massageando-as durante um banho quente.
- Rotina regular de sono
A SPI interfere no sono e causa fadiga. Uma maneira de quebrar este ciclo é manter um horário de sono regular. Por exemplo, vá para a cama no mesmo horário à noite e acorde no mesmo horário pelas manhãs.
Você também pode criar uma rotina de sono que envolve fazer algo relaxante antes de ir para a cama, como tomar um banho quente, meditar ou ler um livro. Pense no seu ambiente de sono e considere a remoção de relógios digitais e eletrônicos que brilham no escuro. Invista em roupas confortáveis e faça do seu quarto um oásis de descanso e relaxamento.
- Vitaminas e minerais
Em alguns casos, as deficiências de certos minerais e vitaminas, como ferro, magnésio, ácido fólico e vitamina B podem causar SPI. Antes de aumentar seu uso de suplementos dietéticos (ou começar a tomá-los), fale com seu médico.
Fazer um exame de sangue ajudará a determinar de quais vitaminas e minerais você tem deficiência. Seu médico pode prescrever os suplementos corretos e uma dosagem segura.
- Evite o excesso de medicamentos
Se você sofre ocasionalmente dor leve a moderada, você pode tomar analgésicos sem receita médica e medicamentos anti-inflamatórios não esteroides que incluem:
• Paracetamol
• Ibuprofeno
• Naproxeno
• Cetoprofeno
Tenha em mente que o uso prolongado de anti-inflamatórios não esteroides pode causar problemas no estômago, sangramento, úlceras e aumento do risco de problemas cardíacos.
Nota: Aconselhamos que você consulte seu médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Outras prescrições
Em casos graves de SPI, seu médico pode recomendar medicamentos prescritos para aliviar a dor, como por exemplo a gabapentina – um medicamento desenvolvido para tratar convulsões causadas por epilepsia. Esses medicamentos podem se tornar viciantes e apresentar alguns efeitos colaterais. Os relaxantes musculares e os calmantes também podem ajudar, mas nem sempre aliviam sensações desagradáveis nas pernas e podem fazer você se sentir sonolento durante o dia.
A medicação destinada a outras doenças, como Parkinson, também pode ser útil para SPI. Trabalhe com seu médico para encontrar a melhor medicação. Pode levar algumas tentativas ou combinações de remédios para aliviar seus sintomas.
- Evite potenciais desencadeadores da condição
Se você tem SPI, evite ficar sentado em uma posição por muito tempo. Levante-se e mova-se ao longo do dia. Além disso, você deve evitar alimentos e bebidas que contenham cafeína, tais como:
• Chá
• Café
• Refrigerantes
• Chocolate
Além disso, álcool e tabaco podem desencadear SPI ou piorar os sintomas. Tente não consumir esses itens por algumas semanas para ver se você se sente melhor.
BÔNUS: Entenda melhor sobre a Síndrome das Pernas Inquietas com o vídeo abaixo:
http://www.tudoporemail.com.br/
Fonte: healthline
Imagens: depositphotos
Club50mais